Princípios pedagógicos
Como ensinamos
-
A TEORIA DO CONHECIMENTO PRÉVIO
A contribuição da teoria do conhecimento prévio, desenvolvida pela psicologia da aprendizagem, foi a de mostrar que a relação existente entre o material a ser ensinado e o que o aluno já sabe sobre este assunto, isto é, seu conhecimento prévio, influencia na sua compreensão e, conseqüentemente, no aprendizado. A presente pesquisa lançou mão desta teoria para investigar se o conhecimento prévio dos evangélicos de textos bíblicos poderia levá-los a aprender a língua inglesa com facilidade e motivação, caso fossem adotados estes textos no material instrucional adotado.
-
A ABORDAGEM COMUNICATIVA
Os princípios postulados pelo ensino comunicativo foram utilizados quando da elaboração do material adotado para esta pesquisa. O objetivo do material foi o de preparar o aluno para se comunicar de maneira apropriada nos diversos contextos sociais, tanto na forma quanto no uso, nas habilidades de fala, leitura, escrita, gramática e pronúncia, no qual o aluno funcionou como um comunicador ativo, participando efetivamente nas atividades propostas, que tanto tiveram fins lingüísticos (treinar estruturas gramaticais), como fins não-lingüísticos (realizar uma tarefa comunicativa). O material incluiu em seu programa uma combinação de conteúdos gramaticais e funcionais. Todas estas características enquadram o material desenvolvido para esta pesquisa dentro dos critérios comunicativos.
-
ESP (ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS)
O ESP (Inglês para Fins Específicos) foi outro princípio metodológico utilizado quando da elaboração do material instrucional para esta pesquisa, cujo objetivo embora seja o de ensinar a língua inglesa de forma geral, englobando as quatro habilidades, se enquadra no princípio de ESP, dada a sua especificidade, pois representa um material para ensinar este idioma para um grupo determinado: pessoas interessadas nas Escrituras Sagradas. Outro princípio de ESP aplicado a este material foi o da análise de necessidades que precedeu a elaboração das lições buscando atender os interesses individuais que não podem ser atendidos em cursos regulares de inglês para fins gerais. Por exemplo, em uma lição sobre rotinas, além das atividades normais, como almoçar, sair para o trabalho, tomar banho ou ir dormir, também faz parte da rotina de pessoas adeptas a segmentos religiosos as ações de orar ou ir à igreja. O vocabulário específico para esses indivíduos não está incluso no conteúdo programático de nenhum livro-texto de inglês para fins gerais. Nestes termos, o material adotado para responder as perguntas da presente pesquisa se encaixa nos princípios metodológicos postulados pelo ESP.
-
USO DE MATERIAIS AUTÊNTICOS
O quarto princípio metodológico no qual foi baseada a elaboração do material didático objeto desta pesquisa foi o uso de materiais autênticos, que podem ser definidos como materiais produzidos preferencialmente por falantes nativos para fins não-pedagógicos, como artigos de jornais ou revistas, estórias, cartas, enfim, qualquer sorte de textos escritos ou falados. A Bíblia é certamente uma das maiores coletâneas de textos autênticos da humanidade, reunindo registros históricos que, apesar de antigos, são atuais por seu tema central: o relacionamento entre Deus e o homem sob a perspectiva do povo hebreu, tendo seu ponto culminante na pessoa de Jesus Cristo. Em seu seio, a Bíblia contém poemas, estórias, biografias, provérbios, parábolas, cartas, entre outros tipos de textos, enquadrando-se perfeitamente no que se intitulam materiais autênticos, que têm sido adotados amplamente no ensino de línguas estrangeiras.
