top of page

A BÍBLIA COMO FONTE DE MATERIAIS AUTÊNTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS

Inglês – a língua franca de nossos dias

A história nos conta que sempre houve uma língua que predominasse, mesmo sem a influência da mídia que conhecemos hoje. Quando na Epístola de Paulo aos Gálatas vemos que Jesus veio num momento em que a situação política, cultural e religiosa da época propiciou a propagação da sua mensagem.

Embora os romanos fossem os dominadores políticos do mundo, era o idioma e o pensamento gregos que dominavam a cultura da época. “Um idioma e um mundo!” era o lema de Alexandre, o Grande. Quando ele fez suas conquistas, tomou providências para unificar todas as nações dominadas sob seu controle e o idioma grego passou a ser ensinado por toda parte de seu império, tornando-se a língua dos governantes e dos escravos. Cartas, poemas e transações comerciais eram todas redigidas em grego. No Novo Testamento, o termo “grego” é usado a fim de referir-se não só ao povo da Grécia, mas ao povo que falava grego e pertenciam a outras nações. O grego tornou-se generalizado como idioma.

Quando os romanos chegaram ao poder, encontraram no idioma grego um meio ideal para comunicar-se com seus territórios capturados. Jovens romanos eram enviados para serem educados em universidades gregas. Finalmente, na própria capital do império, o grego tornou-se amplamente falado. Esse idioma era inigualável para expressar a mensagem cristã, visto que os apóstolos não precisavam de intérpretes e todos os livros do Novo Testamento foram escritos em grego, mesmo tendo sido escritos por judeus.

Hoje vemos que a língua inglesa tem ocupado um lugar quase tão amplo quanto o grego. Apesar da Inglaterra ao longo de sua história ter sido invadida por diferentes povos com diferentes línguas, o inglês sobreviveu, mesmo sofrendo grandes influências principalmente do latim e do francês. Sem contar que a maioria da população inglesa nunca deixou de falar a sua língua, apesar da dominação estrangeira.

Os primeiros registros de inglês escrito são entre outros, passagens bíblicas traduzidas e textos religiosos. A Bíblia na versão do rei Tiago também contribuiu para a padronização da língua inglesa em seu processo de desenvolvimento.

Hoje, se é possível falar de uma língua mundial em um mundo que contem cerca de 2.500 línguas, esta língua é o inglês. Falada como língua oficial em sete países, em quatro estados africanos independentes e como segunda língua em países que sofreram dominação britânica, calcula-se que a língua inglesa é falada por cerca de um bilhão de pessoas, entre nativos e estrangeiros. É inquestionavelmente o idioma das transações comerciais e contatos internacionais. Esta língua já é uma ferramenta fundamental no sentido de tornar o mundo uma grande aldeia global.

A Bíblia como fonte material autêntico

Entende-se por texto autêntico, qualquer texto que não tenha sido desenvolvido para fins didáticos, mas sim para fins publicitários, informativos, jornalísticos, literários, etc. A partir deste princípio, o The Way to English utiliza-se de textos bíblicos a fim de levar ao conhecimento da língua inglesa.

A Bíblia pode ser usada como fonte de material didático autêntico pelas suas características enquanto texto. A Bíblia não é somente considerada uma revelação divina, mas é antes de tudo, um livro de propriedades históricas marcantes e fonte sem par das mais fantásticas amostras de discurso escrito já produzidas pelo homem, cujo conteúdo diz respeito ao próprio homem.

Outro motivo pelo qual a Bíblia pode ser uma eficaz fonte de material didático autêntico é seu cunho universal. Por ser o livro mais publicado, vendido e lido do mundo, leva a uma grande possibilidade de promover a identidade do aprendiz com o texto, que independente do credo, já teve contato com histórias como a criação, a abertura do Mar Vermelho ou o nascimento de Jesus Cristo.

A Bíblia também contém um variado leque de gêneros textuais, como: provérbios, histórias, parábolas, diálogos, poesia e epístolas, concordando com outro princípio necessário para textos autêntico: a diversidade de textos. Por este motivo, a Bíblia enquadra-se perfeitamente no que se intitulam materiais autênticos, que têm sido adotados amplamente no ensino de línguas estrangeiras.

 

Rua Bento Albuquerque 399/901

Cocó

Fortaleza-CE

CEP 60192-060

  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round
  • YouTube Black Round

© 2015 by The Way to English© . Proudly created with Wix.com

bottom of page